terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Não façam isto em casa...

Tiago "Marau" Guerreiro em: "Fui eu que fiz esta cagada!"

Terça-Feira de Carnaval: dia perfeito. Acordei, feliz. A vida estava-me a correr bem e, depois da noite anterior, ainda melhor. Ao contrário do que seria de esperar, num dia de feriado, a praia de faro estava relativamente tranquila. Solarenga, a sua lentidão mais se assemelhava à de um nostálgico dia de final de verão. Após um vitaminado pequeno-almoço no alpendre e da já tradicional volta de reconhecimento com a Lolita (para quem não sabe, a minha fiel companheira catalã a pedais) sentei-me na esplanada da "nau", à espera que a maré vazasse, enquanto houvia os relatos do bolício carnavalesco do fernandinho, cajica, mêyugo, chopa e companhia. A maré tardou a baixar e quando as ondas começaram a partir já seriam umas cinco e meia da tarde. Metrinho, corrido, água quente, cinco pessoas na água. A velha guarda, de pranchão, Ulisses e Carica, o Professor Necas na sua nova "Lufi Bonzer", o Farinhó a rasgar de twin. Pela primeira vez, e ao fim de três temporadas, sentia-me local daquele pico, daquela praia mesmo em frente a casa.Tudo parecia perfeito, até que...Tiago!
Tiago Guerreiro, "velho" lobo do mar, veterano da caça submarina, aventureiro da pesca de bacalhau no mar do norte - companheiro de muitas matinais. O nome diz tudo. O Tiago é aquele gajo que constrói uma jangada com dois palitos, aquele gajo que vocês iam querer levar se tivessem que cruzar o Oceano nela. O Tiago é aquele gajo que me liga às sete da manhã para saber se há ondas e que, se as há, vem a cantarolar o Yipekaié de São Brás até à praia onde me acorda já de fato vestido como se me fosse mostrar o presente, trazido pelo pai natal, de que está há espera há já trinta anos. O Tiago, é aquele gajo que usa alforrecas como se fossem pedra-pomes...
Quando um surfista normal, prudente, avista uma dessas medusas languinhentas no mínimo retira-se, no máximo foge a sete pés. O Tiago não. O Tiago vê uma alforreca e pensa: "hummm, mesmo bom para as minhas verrugas"... E foi assim que nesse dia eu vi a perfeição esvaiar-se, na verruga do Tiago... Estávamos em amena cavaqueira pós set quando ele avista a sua vítima. Lenta, gelatinosa, rapidamente serve de unguento à verruga do Tiago que nela escarafuncha avidamente o seu dedo. Heis quando entra o inocente (no caso, eu) e pergunta: "Qé q estás a fazer mô?"A curiosidade matou o gato e a mim também não me deixou nada bem...Vendo uma boa oportunidade de se livrar de mais um longboarder lambão: "Queres? Toma!" Para meu espanto, o Tiago atirou o pobre bicho pelos ares, o qual aterrou mesmo ao meu lado. Aterrorizado pelo massacre a que tinha sido sujeito esta ostentava, já prontos a enviar, os seus ferrões venenosos, versões microscópicas das lanças com que os romanos matavam leões. Os quais, imbuídos do splash na água, se lançaram, salpicantes, contra a minha incrédula tromba, acertando-me mesmo no meio da testa: "CARAGO!!" Que belo dia!
O resultado está à vista. Não façam isto em casa...

3 comentários:

disse...

coa breca!! levaste na tromba de uma alforreca!!

Afonso disse...

moço,que bonita asneirada!tás com a fuçinheira toda inchada!!!

Anónimo disse...

A China está na moda, mas chegar ao ponto de ficar com os olhos puchados.... ai, é de mais!!! Para quem tem a intenção de assumir o visual chinoca, o Rui tem a solução: alforreca (água viva - br) na tromba..hehehehe...