sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Alborosie - Greetings in the name of a better world!


Amigos, amantes da música enrolada...

O reggae é a música produzida no Terceiro Mundo de maior sucesso e prestígio em todo o planeta. Nasceu na Jamaica - uma ex-colônia inglesa do Caribe, que teve a população indígena original praticamente dizimada depois da chegada dos europeus, capitaneados por Cristóvão Colombo.

Em 1509, sem força de trabalho para explorar, os espanhóis iniciaram um dos processos mais traumáticos da história humana, levando para a ilha escravos africanos com o objectivo de executar trabalhos que, eles mesmos, os brancos, desprezavam. De alguma maneira, foi aí que o reggae nasceu.

Primeiro, surgiram os cânticos dos escravos, trazidos da África. Depois, numa tentativa de dominar o ambiente hostil (que os proibia de cultivar as tradições africanas), os escravos começaram a adaptar-se à cultura do dominador, criando o primeiro produto deste cruzamento: o mento. Do mento para o reggae, o salto é enorme e um ouvinte que queira estabelecer conexões e coincidências entre os dois estilos pode ficar sem qualquer pista.

Foi assim que nasceu o reggae! Foi assim…

Este sábado, na discoteca Mau Mau, vai acontecer um concerto que me parece interessante.
Alborosie, um italiano da região autónoma da Sicília, é este o nome de que vos falo.

O sonoro é penetrante, robusto, e com linhas sonoras simples, bem marcadas e definidas.
No entanto, não posso deixar de partilhar convosco o outro lado negro de uma moeda que já não é de cobre mas sim de ouro. Este reggae não o é assim tanto!


Aproveitando-se apenas das linhas mestras, dos ritmos cíclicos e periódicos e do sotaque jamaicano, pouco mais resta do que realmente é o espírito dos cânticos positivos em nome de Jah.

Não posso deixar de dizer que vendo vídeos deste artista fico um pouco triste apesar de até apreciar o “sonoro”! Mulheres, piscinas, anéis... sim é esta tendência "hipopeana" da América do Norte que esta a parasitar um estilo que para mim é tão puro, tão positivo e desprovido de interesses económicos supérfluos.

Apesar de tudo, o homem tem o seu talento.

10 euros com as portas abertas as 23h30m…

Greetings in the name of BaíaAquática

Sem comentários: