25 de abril. A revolução dos cravos! Um dia do passado que, sem saber bem como, marcou a nossa vida para sempre. E se a marcou em várias frentes, a frente a que me quero reportar por ora, é apenas a do tão esperado feriado nacional. O dia em que tudo pára e o povo aproveita para descontair em liberdade. E se calha a uma sexta-feira com muito sol..
Quinta-feira, 8hoo matinal.
Uma solanga desgraçada entra pela janela e salto da cama.
É uma quinta-feira especial. É que o Windguru dá grandes noticias para os próximos 3 dias, e amanhã é feriado.
Duche fresco, suminho para revigorar, agiliza a armadura, capricha no sapato para celebrar o dia casual.
casual thursday, 13h00,- Dez euros por favor.
- Está certinho.
Chave na ignição, torção 40º, cavalos Italianos a relinchar. Dez euros é curto, mas chega perfeitamente. Uma rápida deslocação a Estarreja, só para deixar uns documentos e comer uma bifaninha no Barracão. Cortada à direita, A25, sonoridade não hesita, via de aceleração, a máquina começa a vacilar. Dá-lhe gás, não responde..
E surgiu-me com tanta clareza..
O flash trágico da bomba, 7,22 litros no visor, dez euritos, mangueira preta, coloca a manete na máquina, letras brancas, fundo preto, Gasoleo.
Deixo o carro deslizar em ponto morto até melhor zona para parquear, e encosta..
Quinta feira, 13h30,Triângulo a 30 metros, alcatrão em brasa, chapa vermelha a estalar. Colete vistoso, protecção ocular.
- Boa tarde senhora agente, não sei se me poderá ajudar. É que meti gasoleo numa viatura que, infelizmente, anda gasolina.
- Já chamou a assitência?
- Já falei com a Mafre, mas eles reencaminharam-me para o ACP porque a proprietária da viatura tem lá a assistência em viagem.
Entretanto, também já liguei para o ACP mas eles dizem-me que o sócio, é o marido da proprietária e que, nestas situações, ou o sócio, ou a proprietária, têm que estar junto da viatura.
- Carta de condução, documentos, carta verde e ficha de inspecção?
O carro estava um caos. Prancha, camisolas, t-shirts, folhas, envelopes e mais folhas, pilhas, sacos de plastico e afins.. mas depois de muita busca..
- Sra. Agente, parece impossível, nem sei como é que isto foi acontecer, é que o carro não é meu, é da minha avó, o prazo para a inspecção terminou em Fevereiro.
- Sim, nós já sabemos. A proprietária tem quinze dias para pagar os €250,00. E a carta?
Já estava com as mãos na cabeça, e os olhos caidos nos sapatos que não me deixavam olhar para o chão.. €25o, que distinção..
- Sra. Agente, essse é outro problema. É que eu tive ir num repente a Estarreja, nem era para ir, deixei a minha carteira no escritório e tinha lá todos os meus documentos de identificação..
Olhou-me nos olhos, olhou para baixo..
- Desta vez passa. Agora chame mas é a Assistência que o Sr. não pode estar aí parado. Boa tarde..
- Mas, Senhora Agente, não me vão ajudar?
- Boa Tarde..
O carro ficou na Autovarzea, em Cacia, e acabei por o conseguir levantar às 19h, contra o pagamento de apenas cem euritos, e mais dez de gasolina. Ficou impecável. Tiraram-lhe o gasoleo todo..
Como é que o dia acabou? Confesso que não sei. Mas sei como começou. Começou como começam todos os casual days. Começou elegante e agilizou-se com a segurança de quem sabe. É que amanhã é dia de liberdade.