domingo, 27 de abril de 2008

Casual Thursday..

25 de abril. A revolução dos cravos! Um dia do passado que, sem saber bem como, marcou a nossa vida para sempre. E se a marcou em várias frentes, a frente a que me quero reportar por ora, é apenas a do tão esperado feriado nacional. O dia em que tudo pára e o povo aproveita para descontair em liberdade. E se calha a uma sexta-feira com muito sol..

Quinta-feira, 8hoo matinal.
Uma solanga desgraçada entra pela janela e salto da cama.
É uma quinta-feira especial. É que o Windguru dá grandes noticias para os próximos 3 dias, e amanhã é feriado.
Duche fresco, suminho para revigorar, agiliza a armadura, capricha no sapato para celebrar o dia casual.

casual thursday, 13h00,
- Dez euros por favor.
- Está certinho.
Chave na ignição, torção 40º, cavalos Italianos a relinchar. Dez euros é curto, mas chega perfeitamente. Uma rápida deslocação a Estarreja, só para deixar uns documentos e comer uma bifaninha no Barracão. Cortada à direita, A25, sonoridade não hesita, via de aceleração, a máquina começa a vacilar. Dá-lhe gás, não responde..

E surgiu-me com tanta clareza..
O flash trágico da bomba, 7,22 litros no visor, dez euritos, mangueira preta, coloca a manete na máquina, letras brancas, fundo preto, Gasoleo.
Deixo o carro deslizar em ponto morto até melhor zona para parquear, e encosta..

Quinta feira, 13h30,
Triângulo a 30 metros, alcatrão em brasa, chapa vermelha a estalar. Colete vistoso, protecção ocular.
- Boa tarde senhora agente, não sei se me poderá ajudar. É que meti gasoleo numa viatura que, infelizmente, anda gasolina.
- Já chamou a assitência?
- Já falei com a Mafre, mas eles reencaminharam-me para o ACP porque a proprietária da viatura tem lá a assistência em viagem.
Entretanto, também já liguei para o ACP mas eles dizem-me que o sócio, é o marido da proprietária e que, nestas situações, ou o sócio, ou a proprietária, têm que estar junto da viatura.
- Carta de condução, documentos, carta verde e ficha de inspecção?
O carro estava um caos. Prancha, camisolas, t-shirts, folhas, envelopes e mais folhas, pilhas, sacos de plastico e afins.. mas depois de muita busca..
- Sra. Agente, parece impossível, nem sei como é que isto foi acontecer, é que o carro não é meu, é da minha avó, o prazo para a inspecção terminou em Fevereiro.
- Sim, nós já sabemos. A proprietária tem quinze dias para pagar os €250,00. E a carta?
Já estava com as mãos na cabeça, e os olhos caidos nos sapatos que não me deixavam olhar para o chão.. €25o, que distinção..
- Sra. Agente, essse é outro problema. É que eu tive ir num repente a Estarreja, nem era para ir, deixei a minha carteira no escritório e tinha lá todos os meus documentos de identificação..
Olhou-me nos olhos, olhou para baixo..
- Desta vez passa. Agora chame mas é a Assistência que o Sr. não pode estar aí parado. Boa tarde..
- Mas, Senhora Agente, não me vão ajudar?
- Boa Tarde..

O carro ficou na Autovarzea, em Cacia, e acabei por o conseguir levantar às 19h, contra o pagamento de apenas cem euritos, e mais dez de gasolina. Ficou impecável. Tiraram-lhe o gasoleo todo..

Como é que o dia acabou? Confesso que não sei. Mas sei como começou. Começou como começam todos os casual days. Começou elegante e agilizou-se com a segurança de quem sabe. É que amanhã é dia de liberdade.

4 comentários:

Afonso disse...

Joseph, é bom saber que continuas igual a ti próprio...Um dia com 'Jô-Jô' escrito por todo o lado; começa com o 'despiste' na bomba e acaba no ninho de ratos a que chamas de banco traseiro, à procura de algo que estaria, de certeza, coberto de areia ou de lenços 'Cien' parcialmente usados...Deve ter sido um bom feriado!

Diogo disse...

Oh mike... só podias ser tu mm... faz parte de um estilo de vida... de uma atitude para com a monotonia diária... o nosso surf fica adiado... mas na proxima semana não ha cigarros, nem noites, nem feriados como este que nos "lixem"...

RP disse...

Caso para dizer: "No rules, great José..."

Anónimo disse...

Zequinha.....ja devias saber que "A lei não se compadece com a pressa do cidadão"...!!