sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Michael Garve

É sem duvida o maior representante do bodyboard algarvio nascente e, provavelmente, um dos maiores snowboarders do panorama europeu. Lançou-se de um helicóptero nos Alpes Suiços com uma prancha nos pés e assumiu recentemente o seu lugar na Avenida Nascente, Ilha de Faro, onde encontrou as suas raízes, e ainda vestígios de positividade deixados pelo Aquático RP, agora exilado no Oriente.

Atento, o flash aquático apanhou-o, no ínicio do corrente mês, de passagem pela Beira Litoral, com fortes prestações dentro e fora de água..


Sempre carismático, mas num registo menos habitual, Michael Garve mostra à B.A. o seu beicinho mais sexy..

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

domingo, 2 de novembro de 2008

A minha baía é de água.... doce!




14 de Julho 2008, 18h. Tacão, punho, pá, forqueta, slide, voga, sota. Teoria dada, venha a prática. Sem colete de salvação, de havaiana no pé, sentada num “barco” amarelo, estou só, em pleno rio Mondego. “…E AGORA?!?” grito. “AGORA REMA, GAROTA!”. A voz vem da margem…que é agora pequena porque a corrente, entretanto, me afastou. Refilo com os patos porque os remos teimam em não remar, o “barco” prefere andar às voltas e nunca a direito, faço juras de nunca mais voltar… porque nada me obedece! Finalmente, já depois de uns quantos pescadores me rogarem pragas por lhes afastar o pescado, ouço a tal voz com ordens de regressar ao cais. Aqui, não há ondas nem rochas de seis metros, mas há códigos de circulação e pilares de pontes! E como se não bastasse, há um Basófias que insiste em passear, rio acima - rio abaixo, um turista de cada vez! Foi por tudo isto (e muito, muito mais!!) que o regresso demorou o tempo necessário para ser bombardeada, logo que recém-chegada ao pontão, com uma do género…“Pensei que tivesse que te pegar, menina!”. Segue-se o ritual do carregar barco, lavar barco, secar barco, arrumar barco.

Foi assim a primeira aula, a segunda, e… como não há duas sem três e à terceira é de vez… foi neste dia que, com uma companheira espanhola, resolvi experimentar a velocidade de um skiff, o equilíbrio a dois e por fim…, já depois do barco raspar no chão do cais, … a água! Saímos de baixo do barco, de gargalhada ininterrupta, e apresentámos rapidamente a justificação da queda….“Foi o vento!!!!”. Os dias seguintes perfizeram duas semanas e comecei a perceber o desporto que nos faz chegar à meta de costas! O desporto que com a modalidade “Sofá” a que, até então, estava habituada.… tem apenas a semelhança de… estar sentada!! Ao fim desses dias, o aviso no pavilhão da Associação Académica de Coimbra - Secção de Remo era explícito : “Em Agosto não há aulas ”. Depois de um final de Agosto rodeada de aquáticos e madrugadores, de campismo e natureza, cheguei a Setembro com a certeza de que era à agua (….do meu rio!) que queria voltar.

1 de Setembro, segunda-feira. Peguei na bicicleta e deslizei até ao clube. O meu “mar” estava flat e o sol espelhava-se nele. Finalmente aqui! De sorriso aberto, “ÔH LINDA, VOLTOU?!?!!”, recebe-me o , até agora, melhor treinador de sempre. Alfredo, luso-brasileiro, paciência inesgotável, boa disposição constante. Aquático de água doce há 51 anos. Total responsável do meu novo vício. Orgulhoso, parece-me, do meu progresso. Dos alunos de Verão, sobraram três ou quatro. Mas, surgem novas caras dos quinze aos sessenta e tal anos. No total, somos 30 … mas sem certeza! A única que tenho por agora, é a de que, quando apareço nos fins de tarde de sexta-feira, comando um barco de quatro. Ensino o que já sei, tudo em tom alto e em bom som porque isto de ir de costas não é fácil, mas muito menos o é quando tudo tem que ser explicado em inglês e francês para erasmus e em português-muito-lento para brasileiros. Dou ordens de ataque e de paragem, corrijo quem está errado, elogio quem está certo. Quando abandono o rio, já a noite caiu, a cidade recolhe-se. Pego na mochila, próxima paragem: casa.

Nos primeiros dias de Setembro, a proposta surgiu. “ Remar bem cedo” implicava fazer o que nunca ninguém alguma vez tinha feito: tirar-me de casa às 7.40h das manhãs de segunda e quarta feiras. Sem hesitação, saiu disparadamente um “Amanhã estou cá”. Despertador, pão – queijo-leite, pé no pedal e geladinha, sem sentir o nariz, atravesso a ponte para carregar o double com o meu treinador (no clube desde as 6h!) e remar durante uma hora e meia.
Na minha baía, o sol nasce nas minhas costas e, à volta, a cidade acorda para um novo dia. Também eu.


.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

vveekend svvelll

Pelintras, serve este para por preto no branco uma serie de rumores sobre as movimentações desta clique para o #1 fim-de-semana de Novembro. Deixo uma mão cheia de sugestões...


terça-feira, 28 de outubro de 2008

BaiáAquática - The Commercial

É tão bom voltar a ter tempo para as nossas coisa...

Espero que gostem...

O primeiro Commercial do BaiaAquática... :)

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Weekend Swell


Caros Aquáticos,

Vou ser breve..
Para quem tenha dois palmos de testa em matéria de "surf forcasting" e queira perder uns minutos a analizar algum site da especialidade, facilmente concluirá que o próximo fim de semana virá repleto de bombas perfeitas a rebentar por essa costa fora..

Contudo, não estando ainda certo da melhor aposta a fazer, sugiro a todos os interessados que atirem para cima desta mesa algumas sugestões para ver se pomos o pé na rota das bombas.

Sem mais de momento e na espectativa das vossas melhores sugestões,
deixo um abraço,
José

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Baia redemption

Caros aquáticos...

É com desmesurada alegria que volto a ter tempo e paz de espírito para poder escrever e dar um pouco de dinâmica a este movimento.


Após breves trocas de impressões com Felgar júnior, o recente intitulado Jah Pinto e o sempre igual José Bolachinhas, cheguei à conclusão que temos realmente que unir a crew e não deixar que o espírito seja exclusivamente blogueano…

Proponho então dois movimentos.

Um primeiro que se destinava a todos então à edição 2008 do late summer sessions. Um fds na terra onde as ondas vêm de todas as direcções, não deixando que o vento nos pregue partidas. Refiro-me a Peniche. Sugiro o próximo fds, 11 e 12 de Setembro. Seriam 2 curtos dias, mas tenho a certeza que seriam tão bons ou melhores que os do ano passado!



A segunda sugestão será para quem tiver disponibilidade. Estava a pensar pegar no carro e seguir estrada abaixo até ás Terras do Sr. Abbas El Fassi. Começando pelo estreito de Gibraltar tenho a certeza que encontraríamos uma semana de boas ondas, experiências arábicas e não mais pararíamos até atingirmos a perfeitas ondas de Agadir.


Manifestem a inquietude das vossas almas submersas...

Flash - Celaci Laranja

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Andorinha Hidráulica..



Já lá vai uma duzia de anos desde que me iniciei nesta coisa de andar à procura das ondas. Hoje, com incomensuravel satisfação, posso afirmar que mais do que as próprias ondas, o mais precioso que esta pequena loucura me tem dado a conquistar são os companheiros que vou encontrando por esses trilhos aquáticos fora..

Ora, se já posso contar umas quantas mãos cheias de companheiros de ondas, não posso deixar de dizer que, foi com o aquático de que trata o presente texto que conheci a verdadeira significação de "companheiro de ondas" (entendidas aqui, apenas, enquanto porções de água do mar que se elevam e deslocam).

Numa altura em que automóveis ainda eram coisas de gente grande, não eram raros os sábados em que palmilhavamos quase dez quilómetros de costa, para sul, na esperança de encontrar aquele cantinho depois da capelinha a funcionar, surfavamos até à exaustão e, regressavamos para casa com uma banana e umas marias no bucho, para de tarde irmos surfar outra vez.

Super matinais? Uma vez, às 5h40 já estávamos os dois na água à espera que o sol nascesse, e outra, deu-nos para entrar na 33 às onze da noite e quase lá ficávamos os dois.

A primeira surftrip que fiz, foi a Peniche com ele. Atrás dessa, vieram tantas outras.. Santa Cruz, Nazaré, Sagres, Ericeira, Vila do Bispo, Afife, ou simplesmente São Jacinto, como fizemos hoje ainda antes de nascer o sol.

Mas voltando ao que realmente motivou o presente texto,
Nos últimos três anos quase não vi o Diogo. Se apareceu algumas vezes para surfar, foi tão rápido que nem tive tempo para lhe dar na "pá". Outras tantas vezes, simplesmente não apareceu. Dizia-me que andava em ácidos.. entre Alquevas e FEUP, cervejas e cigarros, Reggaes e conferências, certamente devia andar.

Ora, foi na passada Quarta-feira, que percebi o que andou a fazer.
Pouco passaria das 14h30 quando, distinto, entrou para a Sala de Actos do Departamento de Civil, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.. Durante cerca de 20 minutos, que perdi, apresentou a sua "Analyses of Whater Management Strategys for the Left Margin of the Guadiana River Basing". Terminada a exposição, levantou a cabeça para um qualquer, que será tudo menos qualquer, afamado catedrático de civil, tentar, e friso, apenas tentar, chegar-lhe com a roupa ao pelo. Mas não chegou. O Andorinha estava em ácidos. Rebatia com tranquilidade, e levava sempre as questões mais longe.. é que o Alqueva tem muita água, mas nem toda tem qualidade, e a qualidade interessa.. quase tanto como o carácter.. e como disse lá um dos catedráticos que trabalhou com ele, carácter, tem o Diogo de sobra..

Interpelei-o no fim da defesa. Parecia desiludido.
- Então Mestre, tás infeliz?
- Não mas, o gajo não compreedeu o alcance da minha tese. E notou-se perfeitamente nas perguntas que me fez. Que perguntas de merda.. nem deu para aquecer.



Catedrático a levar uma flashada aquática.. para aprender a não fazer perguntas de merda.



Com um 18 na mochila, Andorinha de partida para mais um sítio qualquer.

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Onde andas Felgar?

Convidado por diversas vezes para escrever nesta Baía, o nosso querido Tiago Felgar continua a optar pelo absoluto silêncio..

Sem conseguir calar mais a indignação, e porque já é hora de o vermos por estas bandas, deixo a questão a todos os aquáticos e, já agora, ao próprio desaparecido..



Onde é que anda o Felgar??

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Reggae com fartura...

Meus caros, é já este fim de semana (Sábado) que vai decorrer o evento "Reggae United" promovido pela mui recente Associação Portuguesa de Reggae.
Sabem que não é o tipo de evento que me ponha em pulgas mas achei que vos interessaria.
É um dado adquirido que tecto não vai faltar a ninguém que esteja interessado em fazer uma visita à Capital!


(mais info em http://www.inforeggae.pt)

terça-feira, 16 de setembro de 2008

PSR - Mais um grande Verão, que chega ao Fim..


a rasgar sorrisos.

Caros Aquáticos,

Já lá vão 15 dias desde que o Verão Pontoeste terminou.
Depois de oitenta e quatro dias consecutivos a debitar positividade aquática, foi logo no dia 1 que, pela fresquinha, os primeiros parafusos começaram a saltar. Em menos de 6 suadas horas, com duas ou três esquerdas pelo meio, o barraco com mais boa vibe da região viu-se transformado em duas duzias de barrotes, displicentemente encostados ao alto, num qualquer celeiro do outro lado da Ria.

Consagrando-se, pelo segundo ano consecutivo, como a Instituição Aquática que mais sorrisos consegue rasgar na Região de Turismo da Rota da Luz, a Pontoeste volta a levar para casa o Troféu, mas distribui os louros por todos aqueles que, com a sua presença, contribuiram para que de mais um Verão se fizesse história..

Sincero obrigado,
Jo

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Session Report

4/9/2008 15h40
De: Pinto
Para: Joziphyne

"Se fosses surfar hoje na zona de Lisboa, para onde irias?
Abraço"

4/9/2008 16h17
De: Joziphyne
Para: Pinto

"Guincho, sintra, ericeira. Resumindo costa oeste. Por aqui, ainda de cabelo molhado,
costa nova going off..."

Bastou esta troca de sms para me por rumo á Praia Grande, num fim de tarde que nada condizia com a manhã cinzenta que encarei no caminho para Oeiras. Ainda sem muita experiência nos picos vizinhos á capital, optei pela PG pois passei lá o Domingo a assistir á paragem do IBA World Tour por "terras nostras" na companhia do nosso amigo Filipe e toda a crew de Espinho, cujo caos e animação que espalhavam punha a um canto os ARS do Tamega.
Prancha, check, material, check, carro gentilmente cedido pelo meu bom amigo Vilela da Cunha, check.
Chave na ignição e começa a corrida atrás do sol pelo IC19 acima.
Já no cimo da encosta conseguia vislumbrar umas linhas que entravam!
De frente para o pico constato que partem umas direitas, e também esquerdas, de metrão!Sim, meus caros, metrão...


(o vento caiu mais do que aqui previsto)

Dei aquele berrinho "rediculo" de excitação, vesti o sorriso mais parvo da historia, aproveitei e também trajei a fatanga! Nunca iria prever o desfecho desta "solo session"!
Entrei! Num instante estava já a sacar uma direitola! Da Bull style! Posição manhosa em cima da tábua, descontrolo iminente mas sempre a cravar aquele rail bem fundo! Seguiram-se mais direitas. Depois, mais esquerdas. Sempre de gazete na minha montada "oversized"!
Depois de ter enrolado uma boa duzia delas, resolvi sair para um rápido alongamento lombar e informar-me sobre as horas!
Tudo isto foi muito veloz, bastava olhar para aquele mar para sentir o apelo deste...
Mais três bicos de pato e estava quase no outside... QUASE!
Num instante forma-se uma parede á minha frente! Confiança no máximo, remo com a convicção plena de que iria passar por cima! Mas aquele triângulo simplesmente não teve a minima consideração por mim. Aquele lip, tal como a praia, grande, vai aterrar mesmo em cima de mim! Instintos a funcionar, atiro a prancha, encho a peitaça e mergulho.
A senhora de 5 a sec diz que me atende num minutinho.
Rodei em torno de varios eixos, incontaveis, naqueles curtos segundos. Sinto pressão em vários pontos do corpo. Estranhamente já a minha cabeça está fora de água e os meus pulmões dilatam a seu bel-prazer, o diabo esfregou o seu olho de vidro!
Rio-me (vocês conhecem este riso de alívio...) e penso que foi mais uma centrifugação, uma das muitas que ainda virão.
Estranho qualquer coisa. Rápido check-up: ombros, joelhos, cabeça. Tudo no sítio, na medida do possível!
Passo as mãos pelos tornozelos para voltar a colocar os barbatos mas não estão lá... Olho em volta mas nem uma ponta de laranja se vislumbra. Rio-me mais uma vez e apanho a primeira espuma para terra...


(isto foi o que sobrou do meu sistema de propulsão...)

p.s. De 11 a 19 de Outubro vão decorrer os ISA World Surfing Games na Costa da Caparica. Como é para esponjas e bicudos e ainda por cima pelo menos 3 baiaticos celebram os seus aniversários nesses dias era uma boa desculpa para outra "Late Summer Sessions"!

sábado, 2 de agosto de 2008

PSR - Chegou, Viu e Partiu..


em grab rail, de volta para os Algarves..

Madrugada de Sábado 26, em hora que não consigo precisar, interrompe-me o sono profundo e bem acompanhado, um familiar "José, acorda!"

Acorda?? Este animal tem a indelicadeza de chegar a estas horas da madrugada, irrompe do nada, sem pré-aviso, e quer que acorde. Já não há respeito, pensei e exprimi.
E ele insistia: Porra, acabei de chegar (o que, parecia por demais óbvio..), fiz centenas de quilómetros e estou cheio de fome. Não há um chá, umas bolachinhas?
Confesso que se não estivesse acompanhado pela minha maior fonte de bom-senso e tolerância, o tratamento teria sido outro. Mas lá levou uma tacinha de cerais com leite de soja, porque tem intolerância ao leitinho de vaca, e dormiu princepescamente no avançado do mais refinado Chalet da praia da Torreira.

Assim começou mais um grande fim-de-semana neste cantinho de terra, que certo dia, alguns iluminados ousaram baptizar de Torras, onde, como o próprio nome sugere, o pessoal vem para torrar.
E o RP, não foi excepção.. torrou tudo o que encontrou pela frente.

Em matéria de ondas, fazendo jus à sua habilidade natural e ao intenso estágio asiático, R agarrou no maior canhão do quiver pontoeste e esbanjou estilo no line-up com grab rails inéditos por estas bandas e com uma linha de onda cada vez mais apurada. Diga-se que, depois de alguns meses a ser desenvolvido, o "surfu" começa finalmente a cimentar-se como uma alterativa consistente ao surf convencional, e é ao R que todos o devemos.

Na pista de dança, porque há sempre uma pista de dança, sem surpresas, R Shake lançou pé da sua mais consagrada jinga e rodopiou para canto toda e qualquer concorrência, acabando por ser convidado pelo mais alto representante da CFFB (Comissão de Festas da Freguesia do Bunheiro), para ministrar, em regime pós-laboral, um curso livre de Ritmos e Danças, no Clube Recreativo da mesma freguesia.

Já no Domingo pela tardinha, depois de uma longa e frutífera sessão de surf, para fechar com chave de ouro o já tão bem sucedido fim de semana, RP aceitou a dica, subiu a vela e assumiu destemidamente o leme do Musiak, embarcação vélica solitária, acabando por enfrentar com mestria e destemor uma intempérie vinda do Sul, que assolou inesperadamente toda a região.

Com promessa de regresso para breve, RP partiu Zen rumo ao Algarve, com paragem obrigatória na eterna cidade dos estudantes, onde a familia o aguardava com entusiasmo.


Aquático, RP à espera de mais um Set.

Nota: Não sabendo se tem qualquer relação com o evento acima descrito, Domingo ao final da tarde foram avistados por satélite, dois homens de estatura baixa, fumegantes, apenas vestidos com sunga e casco de neoprene, perdidos numa qualquer ilhota da Ria de Aveiro, sob intensa chuva e vento sul. Desconhece-se se chegaram a ser resgatados.

sexta-feira, 25 de julho de 2008

PSR - O Torreco maravilha


Dia de Verão atípico, o hoje.
Sulada forte e cinzenta, morrinha matinal, calçadão a escorregar, areia molhada, meio metro verde mas estragado. Condições perfeitas para toda a gente ficar em casa a recompôr do 16º aniversário do Maribar.

A confirmar as previsões, 10h30 da matina, Praia da Torreira completamente deserta, ou melhor, quase deserta. Lá estava o puto do costume, a checkar as condições..
Sem perder oportunidade, tirei-lhe o Raio X:

nome.. Rui Marques Dias
idade.. faço 13 dia 6 de Agosto!
estás a ouvir.. Collie Buddz (e segue.. finally the Buddz come around..)
desporto.. futebol no Inverno e Bodyboard no Verão
anos de Bodyboard.. é o segundo ano
como começou.. vinha da escola, junto à praia, e vi lá a placa da escolinha. Nem queria acreditar, uma escola de bodyboard na Torreira! Pedi aos meus pais, e eles deixaram.
manobra favorita.. ARS
o que é isso? Oh pá!! É um rolo acabado em 360º.
já fazes?? um dia vou fazer
a tua praia.. Torreira forever! Mas também gostava de ir ao Hawaii..
a tua maior onda.. não sei se foi aqui ou em São Jacinto
era grande? devia ter um metro e tal.
inspira-te.. o mar
o que mais gostas no Verão? o bodyboard e as amaricanas.
Amaricanas? Aquelas com quem eu estava ontem à noite.
então já tens namorada.. para já, só tenho uma, mas em Agosto a coisa compõe-se.
3 desejos.. não voltar a reprovar, ser um dos melhores bodyboarders e passar férias fora do país.

Para terminar, diz-me, sabes o que é a Baía Aquática? Mais ou menos.. já te lá vi a escrever.. deve ter qualquer coisa a ver com o mar.
Gostavas de ser lá publicado? Claro, isso nem se pergunta!


A puxar o rail com destreza, Ruizinho acelera para a sua primeira publicação aquática..

Collie Buddz ft Pa...

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Pontoeste Surf Report..


Caros companheiros,

Sem dar por ele, o Verão chegou e já corre ligeiro.

A meio de Julho, a Pontoeste contabiliza já uns quantos dias de muito sol, água verde e ondas perfeitas para a aprendizagem do surf e bodyboard. Soma também fortes exibições, dentro e fora da água, por parte de notáveis amigos desta Baía.

Assim, sem grandes rodeios, até porque a maré já está no ponto, ficam todos os aquáticos e demais amigos convidados a comparecer na Praia da Torreira para, juntos, celebrarmos a amizade e o mais puro surfing lifestyle..

Do mais genuíno Roots Surfing Staminé do país,
deixo um saudoso abraço,
José

P.S. - Para ficares a par das principais ocorrências do Verão Pontoeste, mantém-te na nossa sintonia..

terça-feira, 8 de julho de 2008

Sandrinha deu o nó..


Foi no passado dia 5, pelas 15h30, na Igreja do Rossio, em Viseu, que a Sandrinha deu uma grande nozada no Miguel..

Depois de quase uma decada de namoro, a mítica fã dos Guano Apes, disfarçada de noiva, entrou de rompante pela porta grande da Igreja do Rossio, deixando o público em geral de queixos caidos, e o Miguel, completamente petrificado, no altar..

Menos de uma hora depois, ainda com os Sim a ecoarem, a comitiva seguiu o casal, em marcha lenta, até à Quinta da Memória, Vimieiro, onde se desenrolaram as festividades matrimoniais, até elevadas horas da madrugada e com várias soluções aquáticas à mistura.

Como não podia deixar de ser, a camara aquática esteve lá e viu bem o que se passou..
Assim, não percas, brevemente.. "NOZADA NO VIMIEIRO", numa Baía perto de ti.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Ilhas do Paraíso meet Força Aquática

Meus Caros,

Há quorum! Setembro 2008 a força aquática ruma às ilhas do paraíso: Açores...
Mochila às costas, prancha ao ombro e alma positiva, a trip conta já com pesos pesados do panorama do surf soul nacional. Sem data marcada, abre o período de espera de um mês a 01 de Setembro e as inscrições ainda estão abertas. Já não há memória de uma trip aquática além fronteiras desde a mítica expedição a marrocos, no verão quente de 2004, pelo que as expectativas estão no topo.
Para os que querem marcar presença, ponham-se em forma... Para quem está indeciso aqui fica um incentivo: Azores na voz de Eduardo Mourato, "feel the breeze from the sea"...




Aquáticos confirmados:

- Tiago "Power Row" Felgar;
- RP Shake;

Mais informações dentro em breve...

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Nem todas as baías são aquáticas...

Pode-se fazer baías com tinta...
Ou então.. pó... ou giz...
Mas também... que tal tentar com papel?
A terra... essa é também excelente para as fazer crescer e depois destruir...

Enfim..
Existem outros mundos para explorar...

http://engenharte.blogspot.com/

terça-feira, 3 de junho de 2008

Lomografia!

Aprendi este termo há cerca de um mês. Andava um amigo excitadíssimo porque tinha conseguido tudo para organizar a primeira exposição lomográfica independente.
E o que é isso? Perguntei eu! A explicação foi curta mas suficiente.
Desde então um bichinho renasceu cá dentro. O da fotografia.
Sim!
Lomografias são fotos tiradas com umas máquinas fotográficas russas de sua marca Lomo.
Há imensas de vários géneros e todas muito divertidas porque nos levam a tirar partido da fotografia no seu estado mais simples. Não há zooms ou tecnologia avançada. Nem sequer o mero buraco por onde espreitamos para ver o que vamos fotografar. Nada. Uma lente, um botão para disparar e, dependendo do modelo, flash.
Acham pouco?
Há "pior"!!! As máq. Diana nem lente têm!!!!!

Depois foi descobrir na net o site da tal exposição.
Tinham-me dado a morada mas no meio de tanto papelinho nunca mais a vi!
Fiquei interessado com o conceito, tratei de arranjar uma dessas tais Lomos, convidei umas muchachas e lá fomos os três experimentar!
O resultado podem tentar descobrir em www.exposicaoemcrescimento.com , tal como mais info sobre isto da lomografia!

sexta-feira, 23 de maio de 2008

E em águas sem sal... também se flutua?

Dizem que sim,
Dizem que tb se flutua em águas sem sal,


Embora menos e com pouca perícia lá fui boiando juntamente com outras pedras que também gostavam de ser rolhas..

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Ria surfing..

Porque não é só nas ondas que se fazem os aquáticos, Sara e Joaquim a rasgarem no quintal..

terça-feira, 20 de maio de 2008

Surf - Balneário Camboriú....


Galera,
Essa foto foi tirada em março de 2007, antes de eu ir à Portugal, na urbana praia Central de Balneário Camboriú, Santa Catarina, Brasil.
O curioso é que nós surfistas sabemos como é dificil sermos fotografados durante uma sessão de surf, e quando isso acontece, somente nós sabemos o quanto é gratificante e o quanto isso pode ajudar a aprimorarmos nossa técnica.
Ao sair da água neste dia, ainda conversei com o fotografo e amigo Guto que registrou esse momento, ele pegou meu email e nunca mais mandou foto alguma. Agora semana passada num bom swell que entrou na praia Central, tive a sorte de encontrar-lo e perguntei destas fotos. Ele finalmente mandou para o meu email, e o resultado está aí, para vocês curtirem um pouco do visual desta praia considerada por muitos como a melhor do Estado para a prática do nosso esporte!
Saudações Brasileiras.





Glass love



Resume muito e recorda tanto...

Como dizia o nosso amigo Gabriel este fds... o sol ainda não tem taxa... é de graça... e por isso ninguem lhe dá valor, porque simplesmente não tem cotação nos mercados... não existe crise de sol...

Porque? Porque ele anda ai... todos os dias.. e não precisas de trabalhar para o ter...

Quanto pagarias para ver um por-do-sol? Quanto vale a sua presença?

Espero sinceramente que continuem a dar valor a coisas que custam moedas... assim... podemos continuar a disfrutar da luz, bastando para isso apenas, iniciativa e um grupo de bons amigos... :)

Dance Monkeys, dance...

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Mais rápido que a própria sombra..


Completamente rejuvenescido,
chegou num repente, sem pré-aviso, e vinha com uma pica de quem parecia não ver ondas há uma década. Claro que a sua Ben Player PP, powered by NMD, dava uma boa ajuda..
"Jojoca, como é que é? Amanhã chego a Aveiro, tenho uma nova amiga e curtia dar uma voltinha nela. Para além disso, tenho umas contas para ajustar com uma esquerdinha marada que parte aí nas redondezas.."

E assim foi..
Roncou noite a dentro nas Dunas de São Jacinto (e já agora, diga-se em abono da verdade, tanto roncou, que obrigou o Diogo, também a dormir nas redondezas, a abandonar a superficie dunar, para se refugiar no banco de trás do seu silencioso carro), e acordou para a prometida caminhada rumo ao paredão que, como quase sempre, não desiludiu. Estava prevista a chegada de um swell limpinho de 1,2m para meio da manhã, e nós lá estaríamos para o receber..

Água cristalina, pico vazio, quando dei por ela, já estava a arrancar com um DZP em S-Control, sem fatanga, a mostrar que o frio do norte faz bem à casca. Bottom controlado, suavisa o trim e acelera para se desviar da junção, num rail to rail com destreza para dar e vender.. Definitivamente, não era o Zeca que eu conhecia.
Ainda o vi esconder-se por dentro de um tubinho acanhado, e não fosse o Diogo estar em dia de grande sintonia, diria sem hesitação que foi o Rei do Pico.

Algumas horas de ondas e mais uma caminhada volvidas, armou-se novamente o estendal na superfície dunar. Corpos cansados, chouriças de Seia e do Fundão assadas, pão fresco, Esteva tinto, reserva 2004, factor 50 de protecção, uma mistura explosiva para uma sesta como não há memória.

Acordei estremunhado, já passava das 17h30, olhei à volta e, nada, apenas dunas e vestígios dispersos de que por ali alguém tinha passado bem.
Quanto ao Zeca, não mais o voltei a ver. Soube que abalou para o Norte por tempo indefinido, e sei que vai querer ali voltar.
Mas como já adivinhava o outro, Neptuno há de lhe indicar o caminho de regresso..

O que faço eu aqui metido no gabinete?

Ás vezes, e não são poucas essas situações, interrogo-me sobre as decisões que tenho vindo a tomar, e que, lentamente, vão definir o estilo de vida que vou ter amanhã.

A resposta que eu quero!!!

Essa sei que só vou recebendo ao longo da vida por mim mesmo e pelas escolhas que vou fazendo.

E, pequenas coisas como este video, fazem-me ficar pensativo... inseguro.. indeciso!


North Point for youriding from dan guy on Vimeo.


Bem... um lado do meu cerebro diz-me.. " não te precipites "... o outro martela-me a alma e diz-me " não morras "

Será que o meu nariz me está a dizer "escolhe o centro!!" ???

Espero de alguma forma tocar-vos com estas dúvidas porque elas devem ser sempre colocadas...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Frozen New York

Imaginem se pudessemos congelar um espaço publico por uns momentos...

Num instante... tudo perderia movimento... tudo ficaria congelado...
No seguinte, tudo voltaria ao normal... Nada se passou!

sábado, 3 de maio de 2008

Macau Express: "Inside Trader"


Em qualquer local do mundo conhecer e fazer amizade com um local é uma vantagem inestimável. Nascido e criado num sítio onde tu és estrangeiro, falas estrangeiro e, sobretudo, pareces estrangeiro, um local pode abrir-te portas que, se sozinho, te seriam inacessíveis, talvez inimagináveis. Ele sabe os truques, os segredos, os do's e os dont's, os musts, os trusts, os atalhos, os retalhos, os malandros e os meandros. O local pode mudar a tua experiência e, tu, a sua própria percepção da zona onde sempre viveu. Recordo-me do Ali, em Marrocos, do Ysham, em Barcelona, do Yassine, em Amsterdam. Epá, coincidência ou não, são todos Marroquinos... Aqui, na Região Administrativa Especial de Macau, República Popular da China, onde se fala uma língua em que cada som tem oito tons, os ingredientes de cada prato se te afiguram inidentificáveis e a cultura e a mente habitam nos nossos antípodas, tive a sorte de ser recebido, com amizade, por uma local de sorriso na cara e inglês fluente. Em Macau, a Annie é a minha Inside Trader. Born and raised in Macau, representante da juventude que presenciou e cresceu com o "Casino Boom" do território, a Annie tem tido a gentileza de me mostrar Macau profundo. Com ela já assisti a filmes chineses, comi Ha Kaos e Chao Mins, enfrentei as horas de ponta macaenses em duas rodas, entrei e saí de sítios onde a minha presença se assemelhava à aterragem de um ET em plena Praça da República, aprendi a desenrascar-me em cantonês... sobrevivi e vivi Macau. Por isso, e por tudo, muito obrigado Annie!

Annie Cheok, a minha Inside Trader em duas rodas



Get this widget Track details eSnips Social DNA

quinta-feira, 1 de maio de 2008

backlight

very laid back french bodyboard film - make a cup of tea and enjoy. Good music too, with one aggressive exception!

segunda-feira, 28 de abril de 2008

Galo,



o mais português dos azeites.

domingo, 27 de abril de 2008

Casual Thursday..

25 de abril. A revolução dos cravos! Um dia do passado que, sem saber bem como, marcou a nossa vida para sempre. E se a marcou em várias frentes, a frente a que me quero reportar por ora, é apenas a do tão esperado feriado nacional. O dia em que tudo pára e o povo aproveita para descontair em liberdade. E se calha a uma sexta-feira com muito sol..

Quinta-feira, 8hoo matinal.
Uma solanga desgraçada entra pela janela e salto da cama.
É uma quinta-feira especial. É que o Windguru dá grandes noticias para os próximos 3 dias, e amanhã é feriado.
Duche fresco, suminho para revigorar, agiliza a armadura, capricha no sapato para celebrar o dia casual.

casual thursday, 13h00,
- Dez euros por favor.
- Está certinho.
Chave na ignição, torção 40º, cavalos Italianos a relinchar. Dez euros é curto, mas chega perfeitamente. Uma rápida deslocação a Estarreja, só para deixar uns documentos e comer uma bifaninha no Barracão. Cortada à direita, A25, sonoridade não hesita, via de aceleração, a máquina começa a vacilar. Dá-lhe gás, não responde..

E surgiu-me com tanta clareza..
O flash trágico da bomba, 7,22 litros no visor, dez euritos, mangueira preta, coloca a manete na máquina, letras brancas, fundo preto, Gasoleo.
Deixo o carro deslizar em ponto morto até melhor zona para parquear, e encosta..

Quinta feira, 13h30,
Triângulo a 30 metros, alcatrão em brasa, chapa vermelha a estalar. Colete vistoso, protecção ocular.
- Boa tarde senhora agente, não sei se me poderá ajudar. É que meti gasoleo numa viatura que, infelizmente, anda gasolina.
- Já chamou a assitência?
- Já falei com a Mafre, mas eles reencaminharam-me para o ACP porque a proprietária da viatura tem lá a assistência em viagem.
Entretanto, também já liguei para o ACP mas eles dizem-me que o sócio, é o marido da proprietária e que, nestas situações, ou o sócio, ou a proprietária, têm que estar junto da viatura.
- Carta de condução, documentos, carta verde e ficha de inspecção?
O carro estava um caos. Prancha, camisolas, t-shirts, folhas, envelopes e mais folhas, pilhas, sacos de plastico e afins.. mas depois de muita busca..
- Sra. Agente, parece impossível, nem sei como é que isto foi acontecer, é que o carro não é meu, é da minha avó, o prazo para a inspecção terminou em Fevereiro.
- Sim, nós já sabemos. A proprietária tem quinze dias para pagar os €250,00. E a carta?
Já estava com as mãos na cabeça, e os olhos caidos nos sapatos que não me deixavam olhar para o chão.. €25o, que distinção..
- Sra. Agente, essse é outro problema. É que eu tive ir num repente a Estarreja, nem era para ir, deixei a minha carteira no escritório e tinha lá todos os meus documentos de identificação..
Olhou-me nos olhos, olhou para baixo..
- Desta vez passa. Agora chame mas é a Assistência que o Sr. não pode estar aí parado. Boa tarde..
- Mas, Senhora Agente, não me vão ajudar?
- Boa Tarde..

O carro ficou na Autovarzea, em Cacia, e acabei por o conseguir levantar às 19h, contra o pagamento de apenas cem euritos, e mais dez de gasolina. Ficou impecável. Tiraram-lhe o gasoleo todo..

Como é que o dia acabou? Confesso que não sei. Mas sei como começou. Começou como começam todos os casual days. Começou elegante e agilizou-se com a segurança de quem sabe. É que amanhã é dia de liberdade.

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Macau Express: "Estilo Portuguese"


Em altas, ou em baixas, em Milão ou em Macau, à séria ou na descontra, no shake ou no pico, o importante é manter sempre um... Estilo Portuguese!

"RP, a cantar de galo desde 1982"

terça-feira, 22 de abril de 2008

Quem não se lembra.... :)

Quem não se lembra de ter medo da trovoada...
Quem não se lembra deste episódio...



É bom recordar os amigos Egas e Becas que tantas vezes nos acompanhavam naquelas manhãs em que golosamente consumiamos toda a bonecada matinal, como se não ouvesse amanha...

:)

Macau Express: "A espera"

Meus Caros,
Após um mês e meio de deambulação macaense os apelos do rei Neptuno e os ventos lusos que os transportam fazem-se sentir mais fortes, começando a gerar, em mim, um swell de consideráveis dimensões. Em desinteressado contraste com o que me vai na alma, o mar aqui não mexe, não ruge, é apático. Qual Cabedelo enraivecido, Direita da Baía a fustigar o esporão, Levante a varrer a Praia de Faro e a Nazas a meter tudo no bolso e a rir-se, nada. Aqui o mar não mexe. Plantada no SudEste da China, na margem Oeste da foz do Rio das Pérolas, Macau é uma península e, como tal, está rodeada de mar por todos os lados menos por um. Apesar disso, apenas tem duas praias, ambas situadas na antiga ilha de Coloane. Areia cinzenta, áspera, que ao aproximar-se da água ganha uma lamacenta consistência de barro. Hac Sa e Cheok Van. Rodeada de um espesso cordão de ilhas e fora das trajectórias de qualquer Swell bem intensionado muito dificilmente qualquer ondulação entrará aqui. A não ser, bem, a não ser quando há tufões... Perante tamanho marasmo só me resta mesmo respirar fundo, acima da névoa, e continuar, à espera...
Em breve estarei por aí, em breve estarei no pico...
Abraço saudoso do Vosso,
RP
RP, à espera na Baía de Hac Sa

sábado, 19 de abril de 2008

www.surfreport.pt




Após um período de abstinência de "posts", volto com uma novidade fresquinha do mundo do surf e bodyboard português online, o Surfreport.
Criado há coisa de duas semanas, o surfreport.pt, é um site que se dedica inteiramente à previsão e informação acerca do estado do mar, praias e ondas da costa portuguesa.

De início parece simplesmente um "windguru" em português e com uma "cara" mais bonita. Mas o que se esconde por detrás deste site é um projecto inovador, pelo menos cá em Portugal, que consiste num conjunto de livecams instaladas em diferentes praias portuguesas (lista no final) que nos dão informação sobre o tempo, ondulação e vento nestas praias. Para termos acesso a estas livecams é necessário fazer o registo no site. No momento que nos registamos temos durante 15 dias acesso gratuito a estas câmaras, sendo que a partir do fim dessas 2 semanas é preciso fazer uma subscrição anual ou mensal que custam, respectivamente, 29.99 e 2.99€. E ainda oferecem uma assinatura da Vert ou da Soup.
Acho que é uma cena 5 estrelas para o pessoal mais activo. Espero que dê jeito.

Fica a lista das praias que actualmente têm livecam
- Praia Grande
- Costa da Caparica
- Ericeira
- Carcavelos
- Peniche
- Santa Cruz
- S.Torpes
- Zambujeira do Mar

Enjoy

O link é este, basta clikar www.surfreport.pt

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Fat Freddy tá na área..


Se é certo que as revistas da especialidade não hesitam em atribuir-lhes o título de banda do momento, incontestável é que há muito as suas sonoridades são um must das Sessions do nosso Alpha Skunk & Frew.

Seja como for, e porque o vanguardismo desta baía também não é surpresa,
Sem aviso prévio, directamente do Underground Londrino para a Tuga, é no envolvente Arena Lounge do Casino de Lisboa que estes montros do soulfunkreggae, com origens no sudoeste asiático, se preparam para desbundar no domingo à noite.
A entrada é livre mas restrita, pelo que não será aconselhavel abandalhar o visual..
Até lá, clicka e verifica.

Spring express long weekend sessions


Caros aquáticos,

É com novo animo, alegria e esperança que torno a convocar aquela que parece ser uma viagem dificil de concretizar.
Então, e porque estou determinado em cativar o vosso interesse, achei que seria importante remodelar a proposta “Spring express sunday session” e torna-la ainda mais ambiciosa e apelativa.

Apresento-vos a “Spring express long weekend sessions”.

Fim de semana prolongado de 25 a 27 de Abril com destino a Peniche ou Mundaka dependendo previsões. A definir a meio da semana….

Existe um aquático que está no barco… espero que não haja desistencias…
Abraços

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Macau Express: "Os Galácticos"

Karma. Ele existe. Dá boa vibração que vais receber boa vibração. Comigo tem resultado. Por onde tenho passado tenho sido presenteado com a maior das dádivas: a de conhecer boa gente. Já não me preocupo, a má onda não gosta de mim... Em Barcelona fui recebido de braços abertos pela "Raval Crew", em Faro, adoptado pela "Tribo da Praia" e em Macau, bem... fui "contratado" pelos "Galácticos"...
Andava eu perdido na segunda liga africana de Macau quando fui observado pelo olheiro e treinador Manu, Tuga-Bonga de Coimbra (ele há coincidências...), fui aos treinos de captação e fiquei... Vindos da primeira liga nacional directamente para a premier league macaense os Galácticos vieram com um só objectivo: levar para casa a "Asian Champions League". Equipa de ataque, composta de números 10, joga de bola no pé, entra de carrinho e nunca passa para trás. A concentração dá-se Sábado à noite na sede, o "Galo", propriedade do veterano Senhor Mota, passa inevitavelmente pelo campo do MGM e termina no "inferno" do MP4. Como em qualquer equipa latina "os Galácticos" primam pela desorganização. Ninguém passa a bola, roubam-se bandeirinhas e entra-se a pés juntos nos companheiros de equipa, sempre de sorriso na cara e ginga na anca. Tranquilo, venha o que vier. Selecção chinesa, africana, russa, romena. Aqui não há empates! Em pose de vitória, mal o jogo havia começado, aqui vos apresento os membros da equipa:


Manu, "Tunga-Bonga" de Coimbra, treinador-jogador, o homem que dá a táctica. Último a abandonar o barco, faz a convocatória, coordena as movimentações e entrega o relatório final. Mestre Kizombeiro. Ele é que dita as regras!

Célio, "mister-charme", como qualquer bom defesa central é discreto, low profile, mas esta no sítio certo à hora certa. Causa o pânico mesmo nos pontas de lanças mais portentosos, com ele a equipa pode ir para a frente em segurança. Entra de carrinho só quando o adversário merece...

Alex... o verdadeiro nº10. Pega, corre, leva, passa, recolhe e distribui jogo. O jogo tem 90 minutos e todos mais os que as pernas aguentarem. Forma com Júnior a dupla de ataque mais temível da super-liga. A transferência mais cara de sempre em Macau...

Júnior...o Jardel nos seus melhores tempos. Marca de todos os sítios e de qualquer forma. Pode ficar à mama o jogo todo que aos 90 + 1 estica o pé e é golo. Sempre alvo de marcação cerradíssima, nem por isso deixa de ser o melhor marcador do campeonato...


Eu, bem, vocês conhecem-me... jogo pelas alas, em velocidade, avançado sul-americano para resolver jogos perdidos. Ganhei o prémio de jovem revelação da temporada e o público já me baptizou. Aqui, aqui chamam-me "homem-granada"...

Galácticos 08 a pousar para a posteridade

Autentic Latin Style..

Se gostas brilhar na pista, agora é que vai ser..

Quando em Roma, faz como os Romanos..

Depois de algumas semanas de reconhecimento mútuo, parece que Macau já não tem segredos para RP! O tão popular guerreiro aquático, na sua busca incessante de adrenalina, resolveu adaptar-se as circustâncias da vida que o levaram para o Oriente citadino, iniciando-se na pratica de um novo desporto.. Orientado pelo não menos famoso Mr.Miyagi, o novo Jet Li Português resolve arrancar a camisa e a gravata do dia-a-dia arrasando as ruas macaenses! Preve-se a criação de sites de fãs em breve..

sábado, 5 de abril de 2008

Macau Express: "Macau, sempre leal"

Ruínas de S.Paulo, a fachada da nossa presença
Poder-se-à dizer (muitos não terão dúvidas) que o conceito de estado-nação é um conceito artifical, criação motivada por objectivos geo-políticos em determinado momento da história da humanidade. Já quanto ao conceito de povo creio que o mesmo já não valerá. O Homem é um animal social que desde sempre viveu em comunidade, criando laços, desenvolvendo formas de comunicação, hábitos, cultura. É o conjunto de tais vivências comuns que vai definindo um povo ao longo da história. Sortudos os que, como nós, fizeram coincidir o âmbito do povo com aquele do de estado-nação. Com mais ou menos regionalimos, mais ou menos sotaque, falamos todos a mesma língua, chegamos sempre atrasados e somos mestres na arte do desenrascanço.... Tal sorte não tiveram, contudo, os nosso vizinhos ibéricos que vêm o seu estado fracassar na proposta de aglomeração pacífica de vários povos. Deviam pensar nisto os defensores do Iberismo. Se é certo que razões não houve (do ponto de vista geográfico, étnico ou linguístico, exceptuando, claro, a birra do nosso primeiro Afonso com a Senhora sua Mãe) para, desde cedo, tomarmos em nós outro rumo, a verdade é que, hoje, somos um povo distinto dos nossos irmãos espanhois, bascos, galegos ou catalães e não há economia fulgurante que compre a paz da união...
Perguntam vocês, e bem, o que tem isto a ver com Macau. Ora, dos muitos defeitos colectivos que temos o que mais me repugna é a maledicência colectiva de nós mesmos e do nosso país. A queixice. Vejo-a, contudo, compensada, porque tem tanto de racional como pouco de sentimental. Ninguém verdadeiramente sente aquilo que de mal diz e isso acaba por revelar-se nos momentos mais difieis. Aqueles em que "estamos à rasca..." Durante três séculos os defensores do Iberismo rejubilaram, foi o reinado dos Filipes, onde a bandeira hispânica substitui a nossa em todos os locais do mundo. Todos menos um: Macau. Isolado do Império, num canto recondito da Ásia, onde as notícias chegavam meses depois, um punhado dos nossos, desafiando um potencial ataque da temível armada espanhola disse não. À rasca sim, mas com orgulho. Graças a eles, a nossa (não a da nação, a do povo) nunca deixou de voar, por um momento, altiva, num qualquer canto do mundo. Graças a eles esta terra ganhou um epíteto que levou gravado na sua bandeira: "Macau, sempre leal"...

Encontrei esta placa no forte de Macau. É um dos muitos vestígios que, escondidos ou totalmente descontextualizados, me vão rasgando uns sorrisos impartilhaveis. Sentei-me por uns instantes a observá-la. Muita gente passou por ela. Olharam. Quase ninguém a viu. Diria que ninguém a entendeu. Estou certo que só eu a senti...